Antibiótico Estraga os Dentes?


NÃO!
Antibióticos não afetam em nada os dentes já formados.
Esta afirmação errônea é passada como verdade até por profissionais da área da saúde, que desconhecem como um antibiótico age.
Vários fatores contribuem para que se acredite que os antibióticos possam estragar os dentes.
Em períodos em que as crianças estão doentes há um maior descuido com a higiene oral dos filhos por parte dos pais; e a preocupação é que muitos antibióticos utilizados em pediatria também contém
açúcar (sacarose);
Pode-se ocorrer um aumento da acidez na cavidade oral.
Estes fatores somados propiciam a ocorrência de cáries, daí surge à ideia de que antibióticos estragam os dentes.
O único antibiótico que afeta os dentes é a tetraciclina.
Quando este antibiótico é ingerido na fase de formação dos dentes, ele provoca uma pigmentação amarela.
Mas, mesmo esta pigmentação não enfraquece a estrutura dos dentes.
Quando tomado a tetraciclina no período de gestação (por volta da metade da gravidez) até o quarto ou sexto mês de vida, pode provocar manchas nos dentes de leite anteriores.
Tomado por crianças de até sete ou oito anos de idade pode provocar manchas nos dentes permanente anteriores.
Para minimizar os efeitos de medicamentos em crianças, recomenda-se muita atenção nos cuidados de higiene quando há doenças prolongadas, evitando (se possível) a tetraciclina nos períodos acima mencionados.
Então fica a dica: a escovação deve ser feita quando os dentes de leite começam a aparecer, pois alivia o incômodo da erupção dentária dos pequenos, e realizada pelos pais ou responsáveis a partir do momento que eles já estão nascidos: após os 2 anos de idade, e até os 7 anos; o uso do fio dental deve ser utilizado quando os dentes se encontram lado a lado.
Leve a criança semestralmente ao dentista para aplicação de flúor e para limpeza, mantenha uma alimentação saudável, com pouco açúcar e uma higiene bucal adequada.
Ainda falando sobre antibióticos, há uma curiosidade:
O interessante é que; quando você toma um antibiótico às bactérias que moram na boca também morrem pela ação do medicamento. E os profissionais só não usam este tipo de medicamento continuamente, por causa dos efeitos colaterais que eles provocam.

Fonte:
http://www.netdentista.com                                                                       http://revistavivasaude.uol.com.br

Comentários