Quando Dizer " NÃO " aos filhos


É complicado. Ao mesmo tempo em que você quer agradar, você sabe que dizer não é essencial para a educação das crianças. Os pais, temendo fazer seus filhos sofrerem, atendem prontamente esquecendo-se do “não” e muitas vezes transformando-o em “sim”.
Muitas vezes começa quando ele ainda é bebê: ao ficar sozinho, para chamar a atenção dos pais, ele chora, faz
birra. Depois, quer justamente o brinquedo que o irmão está brincando. Depois quer controlar o controle remoto da televisão. São fases normais do desenvolvimento da criança, em que os pais não devem
ceder a seus caprichos e – antes de tudo – não devem se desesperar.

Para os pais hoje em dia, o grande desafio é não satisfazer todos os desejos da criança. “Os pais devem tomar cuidado para não tornarem-se permissivos. Você pode dar várias possibilidades para a criança, mas não pode permitir a falta de respeito aos pais e a outras pessoas”. Dar essa abertura aos filhos pode atrapalhar os relacionamentos da criança com outras e adultos mais para frente. “Às vezes a falta de limite cria um adolescente desrespeitoso e um adulto desajustado”.
Aprender que não dá para fazer apenas o que quer, quando quer, é imprescindível para a formação da criança. É necessário fazê-la entender que a vida social é composta de interações e ajustes com os limites do outro. Os pequenos precisam saber que o “não” também pode ser positivo para eles. “Os pais podem usar qualquer situação para fazê-los refletir. Durante a leitura de um livro ou revista, ou vendo um filme, pegue exemplos para explicar como e porque a negação ocorreu e avalie qual a visão da criança sobre isso”.
Em caso de birra, a melhor opção é fingir que não está vendo. Essa atitude é apenas para chamar a atenção. “Não brigue, pois assim estará fazendo justamente o que ela quer. Simplesmente ignore”.
Se ainda sim o chilique persistir, é hora de aplicar medidas mais drásticas. Tire algo que ela goste de fazer ou que queria muito. “E nunca voltar atrás”. Mudar de opinião demonstra fraqueza e a criança certamente vai tirar proveito desse descuido.
Claro que devemos também devemos tomar cuidado com limites excessivos aqueles que tiram a liberdade da criança além do adequado. Criança precisa ter vida de criança para crescer de forma saudável.

Deixe seus Comentários!
 
Fonte:

www.pop.com.br
http://www.casadobrincar.com.br/site/dizer-nao-e-uma-parte-importante-da-educacao-das-criancas/
http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/especialista-fala-sobre-como-dizer-nao-aos-filhos/

Recomendamos que leia também

Cada idade tem seu brinquedo ideal
Melhore a alimentação dos seus filhos
 
Entenda por que é importante dizer "não" a seu filho - Mulher - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--17-20130108

Entenda por que é importante dizer "não" a seu filho - Mulher - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--17-20130108
Entenda por que é importante dizer "não" a seu filho - Mulher - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--17-20130108

Comentários

  1. Gostei muito deste post, este tema foi muito bem elaborado, você esta de parabéns pelo seu trabalho muito bom !
    http://universofeminino5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado gostei muito de escrever esse post porque enquanto escrevia, também estava aprendendo fico feliz que tenha gostado.

      Excluir

Postar um comentário