Bodas de Casamento

Encontre agora, qual bodas de casamento você está comemorando e celebre!!!



Quando você comemora suas bodas está celebrando mais um ano com o seu amor e relembrando os votos
 que fizeram naquela data tão especial em que se casaram!

E, a cada ano que passa, elas são representadas por um material mais resistente, até chegar no jequitibá, uma das árvores que apresentam maior tempo de vida. 
O que pouca gente sabe é que, embora a maioria dos casais comemore apenas as bodas que são mais marcantes, há um nome específico para cada uma delas. Conheça cada uma delas abaixo:

  • Bodas de Papel (1 ano de casamento): Ganhou esse nome por ser um objeto bem frágil e representar o primeiro ano de matrimônio;

  • Bodas de Algodão (2 ano de casamento): Um pouco mais firme que o papel, mas ainda frágil, o algodão orna o segundo ano de casamento;

  • Bodas de Trigo (3 anos de casamento): O trigo é uma planta bastante sensível, sendo um pouco mais resistente que o algodão. Por isso ela representa o terceiro ano de casamento;

  • Bodas de Linho (4 anos de casamento): O linho ainda segue numa linha frágil, mas simboliza uma resistência maior em comparação aos outros anos. Por isso, o linho foi escolhido para representar o quarto ano de casamento.

  • Bodas de Madeira ou Ferro (5 anos de casamento):Tanto a madeira quanto o ferro são materiais com bastante resistência, por isso ela marca o quinto ano de casamento. Significando que o matrimônio conseguiu adquirir anos sólidos e duradouros.

  • Bodas de Perfume ou Açúcar (6 anos de casamento): Os elementos foram escolhidos por conta da combinação que os dois representam: a essência da vida e o doce que ela traz. Por isso elas se tornam companheiras num casamento de seis anos.

  • Bodas de Latão ou Lã (7 anos de casamento): Os elementos foram escolhidos porque a lã é um objeto maleável e confortável, enquanto o latão por mais duro que seja, ele é resistente a manchas ou estragos.

  • Bodas de Papoula ou Barro (8 anos de casamento): O barro significa a maleabilidade que o casal deve ter na vida a dois e a conservação do amor, cumplicidade, lealdade e outros adjetivos ligados ao matrimônio.

  • Bodas de Cerâmica ou Vime (9 anos de casamento): Por mais que sejam dois materiais frágeis, eles são bastante duradouros se bem cuidados. Eles são o símbolo da resistência da união do casal.

  • Bodas de Estanho (10 anos de casamento): O estanho marca os dez anos de um casal. Sendo um metal maleável, ele representa a maleabilidade que uma vida a dois tem com os problemas do cotidiano, mas sempre o contornando de modo firme.

  • Bodas de Aço (11 anos de casamento): O aço foi escolhido para comemorar o décimo primeiro aniversário de casamento por ser um material bastante resistente. Para este caso, recomenda-se ter a família por perto por ser um grande suporte para o casal.

  • Bodas de Seda ou Ônix (12 anos de casamento): A escolha da seda se dá por conta da sutileza, suavidade e riqueza. Enquanto o ônix, que é uma pedra preciosa, é rara e delicada, representando esses adjetivos no casamento.

  • Bodas de Renda (13 anos de casamento): A boda de renda marca os treze anos de casamento e teve o tecido escolhido para representar a transparência que existe entre o casal.

  • Bodas de Marfim (14 anos de casamento): O Marfim é um elemento encontrado em presas de elefantes e morsas, por exemplo.Dado o seu extremo valor e resistência, o casal é representado pelo objeto por já ter criado uma relação bastante concreta.

  • Bodas de Cristal (15 anos de casamento): A pedra de cristal é conhecida por ser uma joia de bastante sólida, de uma nobreza enorme e bastante transparente. Por isso, ela foi escolhida para representar o casal, que já estabeleceu muitos dos adjetivos nesses anos de casamento.

  • Bodas de Turmalina(16 anos de casamento): A Turmalina é uma pedra que ganha bastante variações ao redor do mundo, podendo ter cores vibrantes e vivas. Os dezesseis anos do casal é representado pela pedra por conta da vivacidade e felicidade que ronda o casamento.

  • Bodas de Rosa (17 anos de casamento): A rosa é uma das flores que representa o mundo romântico, casais e o amor. Ela, sendo o símbolo do décimo sétimo aniversário de casamento, relembra e revive todo o romantismo do casal.

  • Bodas de Turquesa (18 anos de casamento): O turquesa remete ao azul, seja do céu ou do mar, que são duas coisas que passam por muitas mudanças, como a água agitada e as tempestades do céu. Mas eles sempre melhoram no fim das contas, o que reflete no casal que precisa aprender a lidar com esses desafios.

  • Bodas de Cretone ou água-marinha (19 anos de casamento): Assim como o cretone, que é um tecido muito forte, o casamento para chegar aos dezenove anos precisou passar por muita coisa para adquirir essa resistência. A pedra água-Marinha, é a mesma coisa, sendo considerada uma das mais resistentes.

  • Bodas de Porcelana (20 anos de casamento): Assim como o objeto, se bem cuidado, o casamento pode durar por longos anos. É por isso que a porcelana foi escolhida para representar o vigésimo aniversário de casamento, se bem cuidado, a porcelana durará bastante.

  • Bodas de Zircão (21 anos de casamento): Apesar de não ser tão valioso quanto o diamante, o zircão é bastante resistente e transparente. Assim como uma relação de mais de vinte anos deve ser, a ponto do casal poder confiar um ao outro sem problema.

  • Bodas de Louça (22 anos de casamento): A louça é um conjunto de pratos, copos, xícaras e afins, usado para servir e acomodar comidas e bebidas. É o significado que o casal passou por muita coisa, mas ainda se mantém firme em sua relação matrimonial.

  • Bodas de Palha (23 anos de casamento): A palha tem diversas utilidades, como artesanato e combustível, para fazer o fogo queimar. Ele foi escolhido porque representa as múltiplas coisas que o casal pode construir pela frente, com suas inúmeras utilidades.

  • Bodas de Opala (24 anos de casamento): O casamento de 24 anos significa que mais um ano se passou da sua "pedra preciosa", assim como o nome da pedra já diz. Ela representa o afloramento que o casal terá que passar nesses anos de matrimônio.

  • Bodas de Prata (25 anos de casamento): A boda mais comemorada, a prata representa o casal moldado um ao outro, mas sem perder sua individualidade. Quanto mais polido, mais bonito fica, assim como a peça de metal.

  • Bodas de Alexandrita (26 anos de casamento): É considerada uma das pedras mais caras, ela passa por diversas modificações e fases para chegar ao seu material final, que é bastante resistente. É como um casamento durante esses 26 anos.

  • Bodas de Crisopázio (27 anos de casamento): A pedra hoje é bastante difícil de se encontrar, se tornando rara, mas na antiguidade era facilmente comparada com ouro. Por isso a escolha da pedra para a celebração do vigésimo-sétimo casamento, já que tanto tempo requer cuidados de uma pedra valiosa e é difícil de encontrar algo assim.

  • Bodas de Hematita (28 anos de casamento): A pedra que é conhecida como diamante-negro, é o símbolo da coragem e da felicidade. Coisa que um casamento precisa ter para ser tão duradouro.

  • Bodas de Erva (29 anos de casamento): Um casamento que dura há tantos anos lembra diversos aromas e sentimentos que se passaram, assim como as ervas em um delicioso chá, por exemplo. As ervas representam a lembrança de diversos momentos passados na vida matrimonial, trazendo à tona os sentimentos de todos esses anos.

  • Bodas de Pérola (30 anos de casamento): A intenção dessas bodas é renovar os votos e comparar o matrimônio as pérolas, que são resultados de inflamações causadas por substâncias estranhas que entram nas ostras. Isso remete o casamento que teve que passar por diversas adversidades para o casal chegar onde chegou.

  • Bodas de Nácar (31 anos de casamento): A substância que é calcária, branca, dura e brilhante, é a referência do trigésimo-primeiro ano de casados, isso porque ela remete a um casamento feliz, duro contra as adversidades e um brilho originado pela felicidade.

  • Bodas de Pinho (32 anos de casamento): Para os celtas irlandeses, o pinheiro era a árvore da família e do nascimento. Para chegar a esse estado, ela passa por diversas mudanças e se torna cada vez mais resistente. Exatamente como um casamento.

  • Bodas de Crizo (33 anos de casamento): Crizo é o nome dado para uma cor cinza, proveniente do fogo. É usada a metáfora da fênix, ave que ressurge das cinzas para viver mais uma vez. No casamento, o amor deve ressurgir diversas vezes para se manter cada vez mais forte.

  • Bodas de Oliveira (34 anos de casamento): A oliveira, árvore que dá a azeitona, é o símbolo da paz, tranquilidade e perseverança. Até hoje, a planta é importante na vida de muitas pessoas, uma vez que ela dá o fruto que se torna o azeite. Dado os adjetivos, o casamento para chegar aos 34 anos de existência, deve seguir esse caminho.

  • Bodas de Coral (35 anos de casamento): O coral marinho passa por uma amadurecimento e fortificação, para conseguir sobreviver nas vida marítima, salvando muitas espécies que se alimentam dele. No casamento, a fortificação e o amadurecimento do casal é muito importante para tantos anos de matrimônio.

  • Bodas de Cedro (36 anos de casamento): Uma árvore de grande porte, o cedro pode atingir uma altura de 20 a 25 metros só em seu tronco, se tornando bem sólida em sua vida. Por isso as bodas remetem a árvore, por conta de um casamento sólido e com longevidade.

  • Bodas de Aventurina (37 anos de casamento): A Aventurina é uma pedra, variada do quartzo, que pode ser encontrada aqui no Brasil. Ela pode ser bastante resistente e representar a força dos casais.

  • Bodas de Carvalho (38 anos de casamento): Sendo a árvore mais antiga da floresta, ela representa a sabedoria do casal que é usada para enfrentar diante as adversidades e os impasses da vida.

  • Bodas de Mármore (39 anos de casamento): Assim como a pedra, após tantos anos juntos, o casamento precisa de uma polida, uma repaginada. E é por isso que o mármore representa os casais que ficam juntos até essa boda, porque eles precisam brilhar para seguir neste caminho.

  • Bodas de Esmeralda (40 anos de casamento): A pedra verde foi escolhida por uma tradição egípcia. Segundo os antigos egípcios, a esmeralda é uma pedra que aviva o coração e estimula o renascimento. Depois de tantos anos, o casamento precisa se manter vivo e renascido para seguir em frente.

  • Bodas de Seda (41 anos de casamento): O responsável pela produção do fio, o bicho-da-seda trabalha muito antes dala chegar em sua forma final. A metáfora pode ser aplicada ao casamento, que mostra os casais trabalhando através da vida toda para criar algo bastante valioso.

  • Bodas de Prata Dourada (42 anos de casamento): Apesar do meio termo (nem tão dourado nem tão prata), o artefato foi escolhido pelo Papa e ficou extremamente conhecido, uma vez que apenas pescadores o detinham. Ele representa a vibração, a inteligência e a nobreza encontrada em um matrimônio depois de tanto tempo.

  • Bodas de Azeviche (43 anos de casamento): O azeviche é uma espécie de carvão bastante duro, mas que se polido consegue ser moldado para ser utilizado em diversas finalidades. Assim como o objeto, o casamento pode ser complicado, mas se for levado com calma, paciência e destreza, ele pode durar por longos e longos anos.

  • Bodas de Carbonato (44 anos de casamento): O elemento carbonato é usado para auxiliar na cicatrização de ferimentos e é composta por pequenos cristais. Na vida matrimonial ele remete ao casal que precisar lidar com suas feridas e com a solidez que isso trás ao casamento.

  • Bodas de Rubi (45 anos de casamento): O rubi é uma das pedras mais resistentes encontradas na natureza, por isso ela é o símbolo das bodas de 45 anos. Ela é uma metáfora para a enorme resistência que o casal adquiriu nessas 4 décadas de casamento.

  • Bodas de Alabastro (46 anos de casamento): Lembrando um pouco o mármore branco, a escolha do alabastro se dá pela associação a prosperidade, nobreza e fartura. Um casamento, depois de tantos anos, ainda conta com esses elementos dentro da sua relação.

  • Bodas de Jaspe (47 anos de casamento): O jaspe é uma pedra dura e opaca, se tornando bastante resistente. Ela representa um casamento bem forte e que não se abala com as coisas da vida.

  • Bodas de Granito (48 anos de casamento): O granito é uma pedra resultante da mistura de vários elementos. No matrimônio, ela representa as misturas durante a vida os casados e a força, beleza e resistência que o casal encontrou.

  • Bodas de Heliotrópio (49 anos de casamento): A pedra de heliotrópio tem o nome dado pelos antigos gregos, numa tradução livre 'direção do sol'. Seu reflexo pode refletir em diversas direções a luz em uma cor avermelhada. Ela é uma pedra ligada a vitalidade e, por isso, ganhou sua relação ao matrimônio.

  • Bodas de Ouro (50 anos de casamento): Uma das bodas mais comemoradas ao redor do mundo, o ouro é o metal mais valioso encontrado. As bodas estão relacionadas a sua rigidez, alto valor e durabilidade, como um casamento deve ser ao chegar nesta marca.

  • Bodas de Bronze (51 anos de casamento): A escolha do bronze para representar os cinquenta e um anos de casado se dá por conta da resistência do metal, que é estrutural, e por ser um material bastante difícil de ser corroído.

  • Bodas de Argila (52 anos de casamento): A argila é um tipo de barro que se muito bem moldado, pode se tornar as mais diversas e bonitas peças que encontramos por aí. No matrimônio, ela é a representação de um casamento esculpido e moldado com um final feliz.

  • Bodas de Antimônio (53 anos de casamento): O antimônio é um metal que consegue formar outros itens, dependendo da sua fabricação. Sua maleabilidade é comparada ao casamento, que precisa ser mais flexível para alcançar outros patamares.

  • Bodas de Níquel (54 anos de casamento): As pessoas conhecem o níquel por ser um metal bastante resistente e usado para a fabricação de moedas. Ela é escolhida para representar o casamento pela resistência e pelo valor que tem.

  • Bodas de Ametista (55 anos de casamento): A ametista é uma variação do quartzo, com uma cor voltada para o lilás/roxo. Ela é a representação da evolução espiritual que o casal passa durante esses anos de casamento.

  • Bodas de Malaquita (56 anos de casamento): Cleópatra chegou a usar o mineral escolhido para representar os cinquenta e seis anos de casamento. Ela, por ser um mineral usado para produção de cosmético usado na antiguidade, representa a harmonia e o amor.

  • Bodas de Lápis Lazuli (57 anos de casamento): Essa pedra foi encontrada sete mil anos antes de Cristo. Por ser translúcida e bem clara, ela representa a transparência no casamento entre o casal.

  • Bodas de Vidro (58 anos de casamento): O vidro é uma matéria prima que vem da junção do calor e de areia, se tornando frágil, mas bastante útil. Além de que ele pode se moldar a diversos objetos na vida. Num casamento, apesar de toda a fragilidade, ele sempre se reinventa e se torna cada vez mais sólido.

  • Bodas de Cereja (59 anos de casamento): A fruta é facilmente associada ao amor, por ser uma fruta bastante exótica. Sua cor vermelho vivo remete ao amor. O sabor de seu suco leva o nome de "primeiro gosto do amor", por isso está relacionado as bodas.

  • Bodas de Diamante (60 anos de casamento): Por ser uma joia bem dura e rara, os sessenta anos de casamento são representados por essa pedra devido um casamento ter resistido às seis décadas de existência.

  • Bodas de Cobre (61 anos de casamento): O cobre é um dos metais mais antigos que existem, além de representar Vênus, a deusa romana do amor. Tudo a ver com um casamento tão antigo, não é?!

  • Bodas de Telurita (62vanos de casamento): A telurita é uma pedra que surge da combinação de vários materiais. Ela é conhecida por ser uma padra estabilizadora, por isso é ligada as bodas de casamento.

  • Bodas de Sândalo ou Lilás (63 anos de casamento): As fragrâncias encontradas na árvore de sândalo fazem com que elas fiquem cada vez mais deliciosas no decorrer dos anos, Além de durar muito tempo. Exatamente como no matrimônio!

  • Bodas de Fabulita (64 anos de casamento): A fabulita, segundo lendas indígenas, é considerada a pedra do amor. Por isso ela representa todos os bons sentimentos que existem em um casamento.

  • Bodas de Pérola Negra (65 anos de casamento): Considerada a pedra mais rara da natureza, são poucos casais que chegam a comemorar essas bodas. Por isso, a pérola negra foi a escolhida para representar o casamento.

  • Bodas de Ébano (66 anos de casamento): Por sua raridade e densidade muito forte, o ébano foi escolhido para representar os 66 anos de casamento.

  • Bodas de Neve (67 anos de casamento): A neve é um dos fenômenos mais vislumbrados pelo mundo, por conta de sua beleza. Por isso, ela representa o matrimônio, que assim como a neve, tantos anos de casados causa beleza aos olhos de outras pessoas.

  • Bodas de Chumbo (68 anos de casamento): Mais um elemento bastante maleável, o chumbo representa o casamento e todas as diversidades que foram superadas.

  • Bodas de Mercúrio (69 anos de casamento): O mercúrio, geralmente, é usado para formar liga com outros metais. Por isso, representa os 69 anos de casamento, que cria e forma elos com a sua família.

  • Bodas de Vinho (70 anos de casamento): Assim como o vinho, que quanto mais envelhecido, melhor fica, o casamento pode ficar cada vez melhor com longas décadas.

  • Bodas de Zinco (71 anos de casamento): O zinco é usado para evitar que peças de metal sejam enferrujadas. Com 70 anos de casamento, o casal deve seguir intacto contra as 'ferrugens' da vida.

  • Bodas de Aveia (72 anos de casamento): Um cereal muito rico em diversos nutrientes, a aveia representa a fortificação do casamento no decorrer dos anos.

  • Bodas de Manjerona (73 anos de casamento): A manjerona é uma erva que pode ter um sabor mais voltado para o doce ou para o cítrico. Ela representa o casamento por essa linha tênue entre o doce ou o azedo, mas sempre dando um ótimo gosto para os pratos em que é usado. Assim como o casamento, que passa por adversidades e momentos felizes.

  • Bodas de Macieira (74 anos de casamento): A maçã é uma fruta bastante suculenta, ela representa o casamento por ser uma fruta que, muitas vezes, ambos os lados se parecem bastante. Além disso, ela é uma fruta ligada a fertilidade.

  • Bodas de Brilhante (75 anos de casamento): É uma das bodas mais cobiçadas pelos casais, pois a lapidação do brilhante pode gerar uma joia de 57 faces. É como todas as faces do casamento, expostas de modo claro.

  • Bodas de Cipreste (76 anos de casamento): Cipreste é o nome dado para uma cadeia de árvores semelhantes ao pinheiro. Ela pode ser relacionada a família que o casal construiu durante a vida.

  • Bodas de Alfazema (77 anos de casamento): Conhecida também por lavanda, a alfazema tem um cheirinho encantador e bem característico, que é facilmente reconhecido. No casamento, uma união tão duradoura é capaz de encantar muita gente por aí.

  • Bodas de Benjoim (78 anos de casamento): O benjoim é um óleo usado para a cura de laringite aguda e inflamação da garganta. Conhecido como o "balsamo do monge", ele representa as curas pelo qual o casamento passou no decorrer de quase 8 décadas.

  • Bodas de Café (79 anos de casamento): O café é uma bebida quente e que atrai muitos apaixonados ao redor do mundo, além de ter um dos melhores cheiros já sentidos. Com isso, ele aqui representa essa comodidade, além do 'fogo' e sua lembrança característica por um casamento tão duradouro.

  • Bodas de Nogueira ou Carvalho (80 anos de casamento): Graças a sua impermeabilidade, o tipo de madeira foi escolhido para representar os 80 anos de casamento. Isso porque, para um casamento durar tanto tempo, ele precisa se tornar impermeável a diversas adversidades da vida.

  • Bodas de Cacau (81 anos de casamento): O cacau é a principal matéria-prima do chocolate. Ela representa o casamento porque depois de sua transformação, já que dizem que a fruta é um tanto cítrica, ela se torna um dos doces favoritos das pessoas.

  • Bodas de Cravo (82 anos de casamento): O cravo pode ser um grande aliado em necessidades antissépticas, além de deixar um cheiro bastante característico. Sua resistência e suas propriedades quase que medicinais podem ser comparadas com o casamento por conta da ajuda que o casal pode oferecer um ao outro.

  • Bodas de Begônia (83 anos de casamento): As begônias são flores de cores exuberantes e claramente atraentes por conta disso. Aqui, ela pode ser comparada aos oitenta e três anos de casamento, por facilmente trazer a atenção de pessoas para um relacionamento duradouro.

  • Bodas de Crisântemo (84 anos de casamento): Em grego, crisântemo significa 'flor de ouro', o que pode dar a explicação da sua representação. Uma flor tão delicada e que representa algo resistente é a denominação perfeita para um casamento. Cheio de delicadezas, mas que perdura há mais de oito décadas.

  • Bodas de Girassol (85 anos de casamento): O girassol é conhecido como uma flor que segue a luz do Sol, ou seja, sempre de frente para a luz. No casamento, uma relação que dura tanto tempo tem que estar sempre voltada para a luz, alegria, felicidade para durar tanto tempo.

  • Bodas de Hortênsia (86 anos de casamento): A hortênsia é uma flor muito bela e que tem um significado extremamente bonito. Ela está ligada a devoção, coragem e pureza de sentimento, tudo ligado a um casamento tão duradouro não é?

  • Bodas de Nogueira (87 anos de casamento): A madeira proeminente da nogueira é muito resistente e usada para a fabricação de móveis. Sua árvore pode chegar a 25 metros de altura e sua relação com o casamento é exatamente essa: longa e bastante resistente.

  • Bodas de Pêra (88 anos de casamento): Como uma fruta com tantos benefícios pode ser comparada ao matrimônio? Simples, pois assim como a pêra, o casal tem o dever de ajudar e amparar um ao outro, trazendo diversos benefícios para o casamento.

  • Bodas de Figueira (89 anos de casamento): A figueira é a primeira planta descrita na Bíblia. Para os judeus ela é uma fruta sagrada, por isso a relação com o matrimônio. Se seu casamento é sagrado para si, ele durará por longos e longs anos.

  • Bodas de Álamo (90 anos de casamento): O álamo é uma cadeia de árvores da qual pertence o Salgueiro. Sua relação com o matrimônio se dá pois essas árvores são bastante resistentes a incêndios, o que representa a força do casamento.

  • Bodas de Pinheiro (91 anos de casamento): O pinheiro é uma árvore que tem uma grossa e escamosa casca, num casamento, essa resistência pode se dar aos longos anos que o casal está junto e resistindo a todas as adversidades da vida.

  • Bodas de Salgueiro (92 anos de casamento): Sendo bastante resistente, a relação ao casamento vem da enorme árvore que pode resistir a incêndios.

  • Bodas de Imbuia (93 anos de casamento): A árvore que pode viver por até 500 anos é um bom argumento para relacionar aos noventa e três anos de casamento.

  • Bodas de Palmeira (94 anos de casamento): Tão comprida, podendo a alcançar até vinte metros, a palmeira é relacionada ao casamento por conta do seu longo tronco. Longevidade para o casal!

  • Bodas de Sândalo (95 anos de casamento): Com uma madeira ideal para fazer esculturas entalhadas e com um aroma único, o sândalo é uma ótima relação ao casamento. Sua resistência e adjetivos característicos se igualam ao matrimônio de forma ideal.

  • Bodas de Oliveira (96 anos de casamento): Assim como as bodas de 34 anos, as bodas de oliveira tem o mesmo significado. A oliveira remete ao símbolo da paz, tranquilidade e perseverança. Um casamento precisa muito desses adjetivos para seguir numa relação maravilhosa!

  • Bodas de Abeto (97 anos de casamento): O abeto é uma árvore que pode variar entre 5 e 60 metros, além das suas folhas lembrarem uma agulha para proteção da mesma. No casamento, precisa-se de proteção, é por isso que seus galhos (o casal) precisam proteger o matrimônio.

  • Bodas de Pinheiro (98 anos de casamento): Assim como o aniversário de 91 anos, o de 98 segue a mesma linha. O pinheiro é alto e com uma grossa casca. No casamento, isso refere-se a proteção.

  • Bodas de Salgueiro (99 anos de casamento): Assim como as bodas de 92 anos, a penúltima comemoração segue a mesma linha.Sendo bastante resistente, a relação ao casamento vem da enorme árvore que pode resistir a incêndios.

  • Bodas de Jequitibá (100 anos de casamento): A árvore que tem um dos exemplares mais antigos aqui no Brasil, de 3.000 anos, é a referência para o casamento por conta da sua idade. Um casamento que dura muito, trazendo felicidade, amor e cumplicidade para toda a família!








Comentários